domingo, 23 de outubro de 2011

CARTA DE VIOLET 02 DE JULHO 1920

2 de Julho de 1920

Eu queria lhe escrever a carta mais séria que já lhe escrevi na minha vida.
Sei que você gostou de mim e ainda gosta, mas tenho a convicção de que você não gosta de mim. Deus não permita que eu a culpe por isso! Nem culpo nem condeno. Tudo o que quero, tudo que suplico é que você, a qualquer preço, me conte a verdade nua e crua. Eu lhe imploro que não considere essa parte da minha carta com sua costumeira evasiva. Se é pra eu ser magoada, magoe-me imediatamente e de uma vez por todas. Não brinque comigo como um gato com um rato. Isso é infinitamente mais cruel que qualquer golpe de misericórdia poderia vir a ser.
Em nome do nosso amor, apelo para tudo que de melhor em você para que me diga a verdade, seja corajosa e me diga a verdade. É a incerteza de tudo que está me torturando até quase me levar a loucura e não saber o que estou fazendo. Resolva quem você deseja, não pode ter ambos.
Esta coisa de dividir é revoltante para nós duas. Se você me abandonar, quase morrerei, mas não posso enfrentar a incerteza do nosso futuro.
Querida quero enfiar uma coisa na sua cabeça, não haveria problema de represálias de minha parte. Estou lhe dizendo isso porque isto não está sendo escrito de um espírito pobre ou mesquinho...
Se você decidir que quer me abandonar, irei embora sozinha ou com alguma terceira pessoa desinteressada assim que possível e repito, ficarei completamente de coração partido, mas não posso levar isso mais adiante.
Quero tanto a sua felicidade quanto a minha, embora suponho que você não vai acreditar nisso, mas Oh, eu quero! Tenho pensado friamente em tudo durante horas. Sei que você gosta de mim e que se você me abandonar não será porque deixou de me amar, mas porque compreende a inutilidade de seus esforços para se libertar, porque pensa que é errado deixar Harold e as crianças, e porque eu a faria infeliz. Nem um vestígio de culpa lhe caberia.
Você acha que eu não compreendo suas dificuldades, mas eu compreendo. Por isso quero que você se decida por conduzir uma vida perfeitamente honesta e aberta seja com sua família ou comigo. Você não pode continuar a ser um barco que faz o serviço de vai e vem. Precisamos de uma situação clara.
Há uma coisa que eu jamais lhe perdoarei: que você qualquer má interpretação sobre os motivos que provocaram esta carta. Jamais pensei que eu pudesse ser Tao corajosa para escreve-la, porque cada palavra que escrevo é uma tortura para mim.
Estou cansada de ser caráter ordinário, cansada de ser egoísta, rancorosa e maliciosa, acima de tudo de ser ciumenta. Está me matando e nos tornando a ambas completas bestas. Você dirá que é egoísta de minha parte querer que você abandone todos por mim. É egoísta, mas é honesto, e terminaria para sempre com a fraude e o ciúme. Mas por outro lado percebo que é errado pedir-lhe que faça isto. Por isso, não vou lhe pedir mais. Se você quiser vir, deve vir de espontânea vontade. Desisto de meus direitos e pretensões, abdico de minhas reinvidicações.
Para mim tudo será terrível, mas não devo vê-la, e o motivo você deve saber.
Você disse que eu não lhe dei liberdade, você tem total liberdade, jamais farei qualquer censura ou crítica.
Você diz que não sou generosa, você não poderá dizer isso por muito mais tempo. Eu não farei as coisas pela metade. Oh querida, eu quero voltar, detesto a maldade, as mentiras a fraude. Lamento tão amargamente tudo que eu fiz, estou muito arrependida. Quero reconquistar tudo o que perdi. Quero ser boa como eu era aos dezesseis anos, quero acima de tudo ser boa com você. Se você está infeliz, seria bom me abandonar, mesmo que isso possa partir meu coração. Está me matando escrever estas palavras, mas você tem obrigações com sua família, se você acha que é o certo, deve me abandonar.
Sei que tenho sempre mostrado em mim tudo que é vil, mas juro-lhe que nem tudo que era bom que existia em mim está morto. Estou lançando isso a seus pés como um valioso tributo ao nosso amor.
Eu a amo tão plenamente, você não imagina, com uma completa renúncia.
Lutei toda a noite passada e todo o dia de hoje com meu egoísmo e acho que finalmente venci.
Eu a amarei até você morrer, faça o que você fizer...
Deus a abençoe e a faça feliz, e a Harold também.

Nenhum comentário: