terça-feira, 9 de agosto de 2011

ANNE LISTER

Em 1805 os 14 anos de idade Anne Lister foi enviada para a Escola Manor em York, uma escola meninas de elite 'de embarque. O resultado mais importante de seu tempo não havia o desenvolvimento de sua amizade com a companheira-aluna, Eliza Raine, uma menina de ascendência anglo-indiano. Após a morte de seu pai, Eliza e sua irmã, Jane, tinha sido colocado sob a tutela de William Duffin, um cirurgião York. Anne e Eliza começaram uma amizade que se desenvolveu uma intensidade, chegando ao ponto onde queria passar suas vidas juntas. Depois de Anne deixar a escola, as meninas começaram a se corresponder e, no verão de 1806 visitou Eliza em Halifax .A partida de Eliza algumas semanas mais tarde teve conseqüências de longo alcance, tanto para Anne e para a posteridade, porque foi o gatilho que levou Anne em começar um diário.



Através de seu relacionamento com Eliza, Anne foi introduzida no círculo social da Iorque naquele dia e, como seu círculo de amigos aumentou, Eliza logo começou a perceber que ela estava perdendo Anne para outra mulher , em 1810, Anne tinha encontrado Isabella Norcliffe, uma mulher cinco anos mais velha do que ela, que foi para provar uma influência enorme sobre a vida de formação de Anne. Eliza, infelizmente, sofreu um declínio mental e em 1814 foi colocada sob os cuidados do Dr. Belcombe, um médico Iorque especializado no tratamento dos doentes mentais. Anne fez muitas visitas a ela lá. Ela morreu em York no 31 de dezembro de 1860, com a idade de 69.



Por volta de 1810 Anne foi assiduamente cultivar esta nova amizade, como ela era fascinada pelo estilo de vida, ricos sofisticados da família. Sua auto-confiança e social impressionou Anne, recém-chegada no meio dos socialites York. Ambiciosa e ansiosa para aprender os caminhos do mundo, Anne rapidamente reconheceu uma alma gêmea em Isabella. Seis anos mais velha e muito mais mundana e sábia do que Eliza Raine, Isabella, no entanto, tornou-se igualmente deslumbrada com Anne e permaneceram amigas e amantes ocasionais em todo o restante da vida de Anne. Anne a rejeitou como sua parceira, foi um duro golpe para Isabella, que permaneceu toda a sua vida sozinha. Ela morreu em 1846 com a idade de 61.



Mariana Lawton era a filha do Dr. Belcombe, um médico especializado em York, que tratava de doentes mentais. Ela e Anne se conheceram em uma casa de festa, na casa Municipal Langton da família Norcliffe em 1812. Anne foi apaixonou-se imediatamemte por Mariana e as duas mulheres prometeram passar a vida juntas. No entanto, em 09 de marco de 1816, Mariana casou com Charles Lawton, um fazendeiro rico Cheshire muito mais velho que ela . Embora as duas mulheres realizaram-se na sua relação clandestina durante vários anos, as suas esperanças de vir a estar juntas nunca foi realizado e Anne tinha outros assuntos. Mariana morreu em casa de sua irmã em Londres com a idade de 78.



Ann Walker foi a filha mais jovem de John Walker, um fabricante de lã que possuía propriedades adjacentes para Shibden Hall. Em virtude das mortes de ambos os pais em 1823, Ann Walker, então com19 anos de idade, herdou uma fortuna considerável e, em 1830, devido à morte prematura de seu irmão, John, tornou-se uma herdeira ainda mais rica. Em 1832, Anne Lister, desiludida com suas tentativas de encontrar uma mulher com o título com quem compartilhar sua vida, começou a cortejar Ann Walker. As duas mulheres, finalmente começaram a viver juntas no Shibden Hall, em setembro de 1834. Após a morte prematura Anne Lister na Rússia com a idade de 49, Ann Walker continuou a viver em Shibden Municipal até a sua doença mental lhe impedir de executar suas propriedades. Em 1843 ela foi colocada em um asilo de gerência privada Iorque pelo Dr. Stephen Belcombe, irmão de Mariana Lawton. Mais tarde, ela foi transferida de volta para Shibden e depois para sua casa original, Cliff Hill, Lightcliffe, onde morreu com a idade de 51

Nenhum comentário: